Páginas

Radio 2

Disciplina Comum do DJC Antonio Bezerra - 2014

Organismo: Extensão DJC Antonio Bezerra

Vínculo: este item só é preenchido quando se trata de uma Missão.


1 - Objetivo Geral do DJC: 
Reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus Cristo.


2 - Objetivo específico do DJC Antonio Bezerra:

Como está nos nossos Estatutos:

Art 36 - O DJC Extensional encontra-se semanalmente no Siloé e demais encontros, reuniões e celebrações, e realiza a missão ordenada por Cristo de “ser” e “fazer” novos discípulos para o Reino de Deus.

§ 1º - Cada DJC Extensional deve possuir uma sede própria, erigida pelo Acompanhante Geral, após aprovação do Conselho Geral.

§ 2º - O Siloé é o encontro de oração, evangelização e integração do DJC Extensional, sob a dirigência do Acompanhante Extensional ou seu delegado, e de corresponsabili-dade de todo Corpo de Apostolado Extensional. Seja realizado semanalmente, preferen-cialmente às quartas-feiras, com acolhimento, mistagogia, parresia, devoção mariana, oração no Espírito Santo, pregação da Palavra e oração de bênção.

§ 3º – Na medida do possível, após começar o Siloé com a ajuda dos primeiros Discípu-los Servidores nomeados pelo Acompanhante Local, priorize-se a seguinte ordem na criação de órgãos do DJC Extensional: Apostolados Específicos (das Artes, da Bênção e da Infraestrutura), depois os três Discipulados Específicos (dos Jovens, dos Adultos e dos Casais). Cada órgão da Extensão seja sempre iniciado com o acompanhamento e formação dos respectivos Conselheiros Locais.

Art 37 - No DJC Extensional, os Apostolados Específicos e Discipulados Específicos sempre têm um Articulador a frente e são constituídos por suas respectivas Fraternida-des Cristãs e Ministérios.

§ 1º - A Fraternidade Cristã existe para acolhimento, irmandade, oração, Meditação Orante da Palavra de Deus, acompanhamento personalizado e formação integral dos discípulos. Sempre tem um Discipulador na sua liderança e outros serviços internos. Deve se encontrar semanalmente.

§ 2º - Os Ministérios equivalem a uma Fraternidade Cristã, sempre têm um coordenador (discipulador) e outros serviços internos. Devem se encontrar semanalmente para aco-lhimento, irmandade, oração, Meditação Orante da Palavra de Deus, acompanhamento personalizado, formação e treinamento dos discípulos.

§ 3º - Cada Discípulo deve fazer, em folha padronizada pelo DJC, a sua Opção Funda-mental após o Temário da Irmanação, e só pode ser membro de uma Fraternidade Cristã, inclusive quando esta for um Ministério.

Desta forma, o DJC Antonio Bezerra, em fidelidade a Deus e a Obra DJC, tem como objetivo específico evangelizar toda região do grande Antonio Bezerra, pescando novos discípulos, sobretudo através do Siloé e eventos diversos, e formando-os no decorrer da caminhada sobretudo nas Fraternidades Cristãs e Ministérios, para que por sua vez também sejam discípulos de Jesus, pesquem e formem novos discípulos.



3 - Estratégias:
Considerando o Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos do DJC:
- Cultivar sempre a unidade interna do DJC Antonio Bezerra e a comunhão do mesmo com a Obra DJC.
- Zelar pela Identidade DJC Antonio Bezerra a partir dos nossos Estatutos.
- Cultivar a disciplina extensional do DJC Antonio Bezerra, considerando as disciplinas do DJC Geral, do DJC Local e dos Específicos Gerais e Locais, mantendo datas fixas e linguagem interna comum que ajudem a dar referência, pontualidade, articulação, entendimento e eficácia.
- Sob as orientações do Acompanhante Geral, ministrar os encontros mensais da sub-fraternidade de aliança do DJC Antonio Bezerra, sempre com irmandade, oração, pontualidade, formação, partilha e encaminhamentos, além das prestação de contas do DJC Extensional. Também, encaminhar os DCAs para os encontros mensais de toda Fraternidade de Aliança, em Maracanaú-Mucunã (Casa da Fraternidade de Aliança).
- Sob as orientações do Acompanhante Geral, ministrar os encontros mensais do Corpo de Apostolado do DJC Antono Bezerra, na sede extensional.
- A partir da autorização do Acompanhante Local, Estruturar o Corpo de Apostolado Extensional, organizando os Discípulos Estagiários Servidores e subdividindo-os em Específicos Locais, articulando seus respectivos órgãos e orientando todos Discípulos segundo o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos.
- Favorecer que o Corpo de Apostolado Extensional seja o ponto de unidade, irmanação e articulação, na diversidade, comunhão e participação dos diferentes órgãos, mas também de garantias para o DJC Antonio Bezerra não fugir da sua Identidade, não sofrer prejuízos humanos, espirituais e materiais.
- Quando necessário, realizar reuniões com a Equipe de Articulação do DJC Antonio Bezerra (Acompanhante Extensional + Articuladores Extensionais), mas sem prejuízo da reunião da sub-fraternidade de aliança extensional.
- Ministrar a formação dos Discípulos Servidores e dos Discípulos em geral durante a caminhada discipular, usando os momentos do Siloé, diversas reuniões, agenda da Caminhada Discipular, Temários do DJC e demais Publicações do Discipulado ou de boas editoras católicas. Para tanto, consultar e acolher as orientações do Acompanhante Geral e dos Conselheiros Gerais.
- Acompanhamento Personalizado: mensalmente, tendo por referencia nossos Estatutos, a Agenda da Caminhada Discipular e as Disciplinas Comuns e Pessoais. Pe. Marcos acompanha os Articuladores. Estes os Coordenadores. Estes os demais Discípulos Servidores. E estes, por fim, os outros Discípulos em geral. Fazer tabela do acompanhamento dos Articuladores e orientar que todos também façam as suas respectivas tabelas de acompanhamento personalizado dos demais. 
- Manter a periodicidade do repasse das Publicações do Discipulado para os discípulos e efetivar o pagamento das mesmas junto aos fornecedores com pontualidade.
- Favorecer o tríplice acompanhamento do DJC Antonio Bezerra:
. Ministrar o Acompanhamento Extensional do conjunto do DJC Antonio Bezerra no decorrer da caminhada, priorizando sobretudo os encontros da sub-Fraternidade de Aliança e do Corpo de Apostolado Extensional, bem como as conversas do acompanhamento personalizado.
. Estar atento e obedecer as orientações e diretrizes do Acompanhante Geral que, auxliado pelo Conselho Geral, a partir da Fraternidade de Aliança, acompanha o conjunto da Obra DJC.
. Considerar as orientações dos Conselheiros Gerais, sempre consultá-los, acolher e favorecer suas visitas de acompanhamento aos seus Específicos Extensionais, comunicá-los quando da autorização do Acompanhante Local para nomeação ou remanejamento de Discípulos Estagiários e Servidores, pois eles tem a grande responsabilidade de efetivar o MEAD em todos os órgãos do DJC, acompanhando sistematicamente os seus Específicos, os quais subsistem por sua vez nos seus respectivos órgãos extesionais (Apostolado da Benção, Apostolado das Artes, Apostolado da Infraestrutura, Discipulado de Jovens, Discipulado de Adultos e Discipulado de Casais), assessorando, ajudando a caminhar com parresia e planejamento estratégico e ministrando formações para todos os Discípulos Estagiários e Servidores.
- Retiros de espiritualidade, confraternizações e passeios para as Fraternidades Cristãs e Ministérios, juntos ou separadamente.
- Realizar bons eventos extensionais como o Reavivamento no Espírito Santo, Festejos de São Paulo e Kairós. Para tanto, sempre com discernimento, fazer planejamento estratégico para a realização dos mesmos.
- Encaminhar todos os discípulos para os eventos gerais do DJC.
- Realizar RES Extensional na Páscoa, e RESs dos Discipulados Específicos sempre que for possível, sobretudo no segundo semestre.
- Anotar todas informações importantes da Caminhda do DJC Antonio Bezerra (dos seus órgãos, DCAs, Discípulos Servidores e eventos) no Livro de Acompanhamento do DJC Antonio Bezerra. Inclusive reservar linhas para assinaturas de presença nas reuniões importantes, tais como da sub-Fraternidade de Aliança e do Corpo de Apostolado Extensional.
- Zelar pela sede do DJC Antonio Bezerra: Construção, reforma e manutenção permamente. Favorecer que a mesma seja local de oração, evangelização e de convívio fraterno dos discípulos, bem como de administração do DJC Extensional, arquivo de documentos importantes e lugar apropriado para guarda dos bens materiais. Nossa casa deve ser um prolongamento da nossa Identidade DJC!
- Cultivar de modo permanente um ambiente saudável para o crescimento de discípulos, cheio de unção, virtudes e beleza. Criar condições para que todos se respeitem e amem-se, inclusive cada discípulo visivelmente reconhecendo e tratando o outro como irmão e companheiro de vida e missão.
- Por fim, no decorrer da caminhada, favorecer que todo DJC Extensional gire em torno do Siloé semanal e se articule em várias Fraternidades Cristãs de Jovens, de Adultos e de Casais, da Bênção, das Artes e da Infraestrutura e Ministérios, sempre observando nossos Estatutos, usando amplamente as Publicações do Discipulado e efetivando o MEAD.


4 - Ministerialidade:

Considerando a Estrutura Básica do nosso DJC:

4.1 - Ministério Geral de Acompanhamento: Pe. Marcos Oliveira

4.2 - Assistências Gerais
- Assistência Geral do Reavivamento: Ercílio
- Assistência Geral do Desenvolvimento Integral: Zuleide
- Assistência Geral das Vocações: Otinha

4.3 - Específicos Gerais
- Apostolado Geral da Bênção: Leila
- Apostolado Geral das Artes: Sheila
- Apostolado Geral da Infraestrutura: Renata Naira
- Discipulado Geral dos Jovens: Edilma
- Discipulado Geral dos Adultos: Valdemar Neto
- Discipulado Geral dos Casais: Derim e Evanda

4.4 - Corpo de Apostolado do DJC Antonio Bezerra

- Ministério Extensional de Acompanhamento: Pe. Marcos Oliveira (Acompanhante Extensional)



Discípulo (a)
De Jesus
G
P
Nível Extensional
Nível Local
Nível Geral
Extensão
Específico
Fraternidade ou
Ministério
Específico, Missão ou Assistência
Fraternidade ou
Ministério
Específico, Missão ou Assistência
Fraternidade ou
Ministério
Lucimary Rodrigues Lima
3
A Beze
Casais
Fratern
Discipul
Casais
xx
Casais
xx
Carla Edilane Policarpo Carneiro
3
A Bezerra
Artes
Música




Daniel Torres Mendes
4
A Bezerra
Artes
Música
Artes
Música
Artes
Xx
Frederico Ozanan C. da Silva
3
A Bezerra
Artes
Música




Janekessia
3
A Bezerra
Artes
Música




João Pedro Rodrigues Lima
3
A Bezerra
Artes
Música
Artes
xx
Artes
Xx
José Augusto Brasileiro
3
A Bezerra
Artes
Música
Artes
Música
Artes
Xx
José Fabio Oliveira Araújo
5
A Bezerra
Infraestrutura
Acolhimento
Coordenador
Infraestrutura
Transporte
Infraestrutura
Xx
Larissa Kedma Moura Capistrano
3
A Bezerra
Artes
Música




Laura  Patrícia Vieira de de Moraes
3
A Bezerra
Artes
Música




Marcos Vinicius Gomes da Silva
4
A Bezerra
Artes
Música
Artes
Música
Artes
Xx
Maria de Fátima A. de Azevedo
3
A Bezerra
Casais
Fraternidade
Casais
xx
Casais
Xx
Paula Ângela Ferreira Feijão
4
A Bezerra
Casais
Fraternidade
Artes
Música
Artes
Xx
Paulo Virgílio Gomes da Silva
3
A Bezerra
Artes
Música
Artes
Xx


Priscila Soares de Oliveira
3
A Bezerra
Artes
Música




Raimundo Victor Gomes da Silva
4
A Bezerra
Artes
Música
Artes
Música
Artes
Xx
Sheila Maria Sales de Oliveira
5
A Bezerra
Artes
Articuladora
Artes
Conselheira
Artes
Conselheira
Victor
3
A Bezerra
Artes
Música
Artes
Xx
Artes
Xx
Albanita F. Ângelo
4
A. Bezerra
Casais
Articuladora
Casais
xx
Casais
Xx
Anastácio Herculano da Silva
3
A. Bezerra
Casais
Fraternidade
Casais
xx
Casais
Xx
Andrelina Rosa de Oliveira
5
A. Bezerra
Jovens
Articuladora
Jovens
xx
Jovens
Xx
Antonia Cristiane Rodrigues Monteiro
3
A. Bezerra
Casais
Fraternidade
Discipuladora
Casais
xx
Casais
Xx
Antônia de Salete Alexandrino da Silva
3
A. Bezerra
Adultos
Fraternidade
Discipuladora
Adultos
xx
Adultos
Xx
Antônio José Silva Barros
4
A. Bezerra
Bênção
Liturgia
Bênção
xx
Bênção
Xx
Audisia Pereira da Silva
3
A. Bezerra
Adultos
Fraternidade
Adultos
xx
Adultos
Xx
Eudenha Vieira Sales
5
A. Bezerra
Infraestrut
Articuladora
Infraestrutura
Tesouraria
Infraestrutura
Xx
Francisco César Nogueira Vieira
5
A. Bezerra
Bênção
Liturgia
Bênção
Liturgia
Bênção
Xx
Geraldo Gilson Ângelo
4
A. Bezerra
Casais
Articulador
Casais
xx
Casais
Xx
Jucilene Gonsalves Ribeiro
3
A. Bezerra
Adultos
Fraternidade
Adultos
xx
Adultos
Xx
Lusilene Gomes da Silva
4
A. Bezerra
Casais
Fraternidade
Casais
xx
Casais
Xx
Maria Alvamira Mesquita Pereira
4
A. Bezerra
Adultos
Articuladora
Adultos
xx
Adultos
Xx
Maria das Graças Melo
4
A. Bezerra
Bênção
Intercessão
Bênção
xx
Bênção
Xx
Maria das Graças Vieira Rolim
4
A. Bezerra
Bênção
Liturgia
Bênção
xx
Bênção
Xx
Maria de Almada Marques
5
A. Bezerra
Bênção
Articuladora
Bênção
xx
Bênção
Xx
Maria do Socorro Almeida
4
A. Bezerra
Bênção
Intercessão
Coordenadora
Bênção
xx
Bênção
Xx
Maria do Socorro Araújo Carneiro
5
A. Bezerra
Bênção
Dev Mariana
Coordenadora
Bênção
xx
Bênção
Xx
Maria Herculano Barroso
5
A. Bezerra
Infraestrutura
Lanchonete
Coordenadora
Infraestrutura
xx
Infraestrutura
Xx
Maria Leila Rocha Aristides
4
A. Bezerra
Bênção
Liturgia
Coordenadora
Bênção
xx
Bênção
Xx
Maria Lúcia Soares dos Santos
5
A. Bezerra
Jovens
Fraternidade
Discipuladora
Jovens
xx
Jovens
Xx
Paulo Marcos da Silva
4
A. Bezerra
Casais
Fraternidade
Artes
Música
Artes
Xx
Paulo Sérgio da C. Bezerra Filho
3
A. Bezerra
Artes
Música
Artes
Música
Artes
Xx
Terezinha Vieira Sales
5
A. Bezerra
Bênção
Dev Mariana
Bênção
Xx
Bênção
Xx
Zenilda Carlos da Silva
3
A. Bezerra
Casais
Fraternidade
Casais
Xx
Casais
Xx

Observações:

A lista do Corpo de Apostolado segue a Matrícula dos Discípulos de Jesus feita pela Assistência Local do Desenvolvimento Integral. Os nomes sempre devem ser colocados primeiramente na Matrícula, a partir das fichas de Opção Fundamental.

Os Discípulos Estagiários e os Discípulos Servidores devem ter sido autorizados pelo Acompanhante Local. Os Discípulos Servidores são aqueles que fizeram os Bons Propósitos no DJC. A folha está arquivada na Secretaria da Assistência Local do Desenvolvimento Integral.

A Caminhada Discipular em uma Fraternidade, no Siloé e no Discipulado Mensal é fundamental no DJC.

Todos Discípulos Servidores devem caminhar e servir em uma Fraternidade ou Ministério. Os encontros são semanais. Alguns deveres civis ou naturais justificam a ausência. Desde que não sejam tantos que anulem a própria Caminhada Discipular. Quando ausentes, devem conversar com o seu primeiro responsável e dar os passos indicados, mesmo que individualmente.

Ordem de prioridade para Caminhada Discipular e participação nos Encontros e Reuniões, caso haja coincidência de horário: Primeiro no Nível Extensional. Depois no Nível Local. Por fim, no Nível Geral.

Sigla GP = Grau de Participação no DJC:

1 – Siloelita. Mergulha no Siloé e testemunha Jesus. Convida outros para o Siloé.
2 – Discípulo de Opção Fundamental. Fez a Opção Fundamental para seguir Jesus e ser acompanhado dentro de uma Fraternidade Cristã.
3 – Discípulo Estagiário. Foi autorizado pelo Acompanhante Local para estagiar no Corpo de Apostolado.
4 – Discípulo Servidor. Após a formação nas quatro dimensões, foi autorizado pelo Acompanhante Local para servir no Corpo de Apostolado do DJC. Fez os Bons Propósitos.
5 – Discípulo Comprometido de Aliança. Após o Vocacional, foi autorizado pelo Acompanhante Geral. Fez o Compromisso de Aliança com Deus e o DJC. É enviado em missão segundo as necessidades da Obra.


Quanto maior o Grau de Participação,
maior a responsabilidade,
menor a flexibilidade!


5) Agenda 2014 do DJC Antonio Bezerra


A) Horário Comum da Sede do DJC Antonio Bezerra

Domingo

Silêncio, 05h as 07h

Contemplação, 07h às 08h

Dias de espiritualidade (a marcar)

Terço, 18h

Lanchonete, 15h às 21h

Silêncio, 22h



Segunda-feira

Silêncio, 05h as 07h

Contemplação, 07h às 08h

Santa Missa, 17h

Terço, 18h

Silêncio, 22h



Terça-feira

Silêncio, 05h as 07h

Contemplação, 07h às 08h

Lanchonete, 15h às 21h

Terço, 18h

Missa do Siloé, 19h

Silêncio, 22h



Quarta-feira

Silêncio, 05h as 07h

Contemplação, 07h às 08h

Lanchonete, 15h às 21h


Santa Missa, 17h

Terço, 18h

Silêncio, 22h



Quinta-feira

Silêncio, 05h as 07h

Contemplação, 07h às 08h

Lanchonete, 15h às 21h

Santa Missa, 17h

Terço, 18h

Silêncio, 22h



Sexta-feira

Silêncio, 05h as 07h

Contemplação, 07h às 08h

Adoração ao Santíssimo Sacramento, 08h as 17:00h

Lanchonete, 15h às 21h


Santa Missa, 17h

Terço, 18h

Silêncio, 22h



Sábado

Silêncio, 05h as 07h

Contemplação, 07h às 08h

Dias de Formação (a marcar)

Lanchonete, 15h às 21h

Terço, 18h

Silêncio, 22h



Importante:

Dependendo dos eventos extraordinários ou novas atividades, esse horário poderá sofrer pequenas alterações.

Todos que se encontrarem na Sede nos horários de oração previstos nesta escala como horários comunitários deverão participar.

Todo dia, das 05h às 07h, a Sede deverá ser envolvida por um grande silêncio de oração, o silêncio de Maria.

Todo dia, das 07h às 08h, a Sede deverá ser envolvida pelo clima de contemplação. Silêncio absoluto. Todos contemplando o Deus Bendito da Aliança na Capela ou Tabernáculo. A contemplação é o mais auto grau da oração e tende para a perfeição cristã. A contemplação de Deus gera a nossa semelhança com Ele.

Quando alguém estiver rezando na capela, pede-se o favor de ninguém ir conversar com esta pessoa, mesmo que seja para dar um recado (salvo grandes emergências). De igual forma, evitar ficar conversando ao lado da capela.


B) Calendário de Atividades Permanentes do DJC Antonio Bezerra

Semana
Dia
Hora
Atividade




1a 
Segunda-feira
19:00
Encontro de Aliança
Todas
Quarta-feira
19:00
Apostolado da Bênção
Todas
Quarta-feira
19h
Discipulado de Adultos
Todas
Quinta-feira
19:30h
Discipulado de Casais
Todas
Sexta-feira
19h
Apostolado das Artes
Todos
Sábados
15h
Discipulado de Jovens














































C) Cronograma do DJC Antonio Bezerra - 2014

Janeiro

1 a 30 – Vistoria das Agendas e Disciplinas Comuns e Pessoais dos DCAs e Vocacionados

25 a 27 – Retiro dos DCAs ao Compromisso de Aliança

27 – DJC / Celebração da Aliança



Fevereiro

10 a 12 – Graça e Paz, na Sede do DJC Canindezinho. 



Março

Março/Abril/Maio (Quaresma/Páscoa):

Reavivamento Extensional, nas missas do Siloé


Abril:

20 e 21 – Encontro de Formação e Espiritualidade do Apostolado Geral da Bênção, 08h às 16:30h, na Frate


Maio

25 e 26 - Encontro de Espiritualidade do Discipulado Geral de Jovens, na Fraternidade de Aliança Local.



Junho

Festejos Paulinos



Julho

28 – DJC / Confraternização Paulina dos Discípulos de Jesus, na Fraternidade de Aliança.



Agosto

17 e 18 –  Encontro de Espiritualidade e  Formação do Apostolado Geral das Artes, na Casa da Fraternidade de Aliança, das  8hs as 16hs.


Setembro



Outubro

Outubro/Novembro/Dezembro

Kairós



Dezembro

DJC / Confraternização Natalina dos Discípulos de Jesus.



xxx



- Escalas do DJC Antonio Bezerra - 2014

Todos somos co-responsáveis pela nossa Casa. Que ela seja sempre um lugar de acolhimento, oração, irmandade e evangelização. Deus nos plantou neste chão. Nossa parte é criar raiz e produzir frutos cem por um. Por isso, eis as escalas:



- Escala de Limpeza da Sede do DJC Antonio Bezerra

Cada Órgão é responsável por uma parte:

Discipulado de Casais, pátio do Siloé e palco.

Apostolado da Benção, Capela e sacristia.

Apostolado das Artes, Salas de reuniões 3 e quarto do som.

Discipulado de Adultos, de reuniões 1 e 2, sala de entrada. 

Discipulado de Jovens, frente e lado da Sede, Santo Cruzeiro. 


xxx


“Apegue-se à disciplina, porque a disciplina é a sua vida!”



Mãos e coração à Obra!



Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Extensional