Páginas

Radio 2

Disciplina Comum do DJC Antonio Bezerra - 2013


 
 

Organismo: DJC Antonio Bezerra

 

Vínculo: este item só é preenchido quando se trata de uma Missão.

 

1 - Objetivo geral do DJC: 

Reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus Cristo.

 

2 - Objetivo específico do DJC Local Antonio Bezerra:

Como está nos nossos Estatutos:

 

Art 24 - O DJC é formado pela Fraternidade de Aliança; pelos três Discipulados Específicos dos Jovens, dos Adultos e dos Casais; pelos três Apostolados Específicos da Bênção, das Artes e da Infraestrutura; pelas Missões; pelos DJCs Locais e pelo Discipulado da Diáspora.

 

Art 28 - O DJC Local é uma unidade do DJC numa determinada localidade que se encontra semanalmente no Siloé e demais encontros e reuniões, e realiza a missão ordenada por Cristo de “ser” e “fazer” novos discípulos para o Reino de Deus.

§ único - O Siloé é o encontro de oração, evangelização e integração do DJC Local, sob a responsabilidade do Corpo de Apostolado Local. Seja realizado semanalmente com acolhimento, mistagogia, parresia, devoção mariana, oração no Espírito Santo, pregação da Palavra e oração de bênção.

 

Art 29 - Onde está o DJC Local, tendo à frente o seu Acompanhante Local, insere-se na Pastoral Orgânica da Igreja, contribuindo desta forma na sua vida e missão, sempre preservando nossa Identidade.

 

Art 30 - O DJC Local é constituído pelos três Discipulados Específicos (dos Adultos, dos Jovens e dos Casais), pelos três Apostolados Específicos (da Infraestrutura, da Bênção e das Artes) e pelas Extensões.

 

Art 31- No DJC Local, os Discipulados Específicos e os Apostolados Específicos sempre têm um Articulador a frente, são constituídos por suas respectivas Fraternidades Cristãs e podem ter Extensões Pessoais vinculadas a si.

 

Desta forma, o DJC Antonio Bezerra, em fidelidade a Deus e a Obra DJC, tem como objetivo específico evangelizar toda região do grande Antonio Bezerra, pescando novos discípulos, sobretudo através do Siloé e eventos diversos, e formando-os no decorrer da caminhada sobretudo nas Fraternidades Cristãs e Ministérios, para que por sua vez também sejam discípulos de Jesus, pesquem e formem novos discípulos.

 

3 - Estratégias:

Considerando o Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos do DJC:

 

- Cultivar sempre a unidade interna do DJC Antonio Bezerra e a comunhão do mesmo com a Obra DJC.

 

- Zelar pela Identidade DJC Antonio Bezerra a partir dos nossos Estatutos.

 

- Cultivar a disciplina local do DJC Antonio Bezerra, considerando as disciplinas do DJC Geral e dos Específicos Gerais, mantendo datas fixas e linguagem interna comum que ajudem a dar referência, pontualidade, articulação, entendimento e eficácia.

 

- Sob as orientações do Acompanhante Geral, ministrar os encontros mensais da sub-fraternidade de aliança do DJC Antonio Bezerra, sempre com irmandade, oração, pontualidade, formação, partilha e encaminhamentos, além das prestação de contas do DJC Local. Também, encaminhar os DCAs para os encontros mensais de toda Fraternidade de Aliança, em Maracanaú-Mucunã (Casa da Fraternidade de Aliança).

 

- Sob as orientações do Acompanhante Geral, ministrar os encontros mensais do Corpo de Apostolado do DJC Antono Bezerra, na sede local.

 

- Estruturar o Corpo de Apostolado Local, nomeando Discípulos Servidores e subdividindo-os em Específicos Locais, articulando seus respectivos órgãos e orientando todos Discípulos Servidores segundo o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos.

 

- Favorecer que o Corpo de Apostolado Local seja o ponto de unidade, irmanação e articulação, na diversidade, comunhão e participação dos diferentes órgãos, mas também de garantias para o DJC Antonio Bezerra não fugir da sua Identidade, não sofrer prejuízos humanos, espirituais e materiais.

 

- Quando necessário, realizar reuniões com a Equipe de Articulação do DJC Antonio Bezerra (Acompanhante Local + Articuladores Locais), mas sem prejuízo da reunião da sub-fraternidade de aliança local.

 

- Ministrar a formação dos Discípulos Servidores e dos Discípulos em geral durante a caminhada discipular, usando os momentos do Siloé, diversas reuniões, agenda da Caminhada Discipular, Temários de MOPDs e demais Publicações do Discipulado ou de boas editoras católicas. Para tanto, consultar e acolher as orientações do Acompanhante Geral e dos Conselheiros Gerais.

 

- Acompanhamento Personalizado: mensalmente, tendo por referencia nossos Estatutos, a Agenda da Caminhada Discipular e as Disciplinas Comuns e Pessoais. Pe. Marcos acompanha os Articuladores. Estes os Coordenadores. Estes os demais Discípulos Servidores. E estes, por fim, os outros Discípulos em geral. Fazer tabela do acompnhamento dos Articuladores e orientar que todos também façam suas respectiva tabelas de acompanhamento personalizado dos demais. 

 

- Manter a periodicidade do repasse das Publicações do Discipulado para os discípulos e efetivar o pagamento das mesmas junto aos fornecedores com pontualidade.

 

- Favorecer o tríplice acompanhamento do DJC Antonio Bezerra:

. Ministrar o Acompanhamento Local do conjunto do DJC Antonio Bezerra no decorrer da caminhada, priorizando sobretudo os encontros da sub-Fraternidade de Aliança e do Corpo de Apostolado Local, bem como as conversas do acompanhamento personalizado.

 

. Estar atento e obedecer as orientações e diretrizes do Acompanhante Geral que, auxliado pelo Conselho Geral, a partir da Fraternidade de Aliança, acompanha o conjunto da Obra DJC.

 

. Considerar as orientações dos Conselheiros Gerais, sempre consultá-los, acolher e favorecer suas visitas de acompanhamento aos seus Específicos Locais, comunicá-los quando da nomeação ou remanejamento de Discípulos Servidores, pois eles tem a grande responsabilidade de efetivar o MEAD em todos os órgãos do DJC, acompanhando sistematicamente os seus Específicos, os quais subsistem por sua vez nos seus respectivos órgãos locais (Apostolado da Benção, Apostolado das Artes, Apostolado da Infraestrutura, Discipulado de Jovens, Discipulado de Adultos e Discipulado de Casais), assessorando, ajudando a caminharem com parresia e planejamento estratégico e ministrando formações para todos os Discípulos Servidores.

 

- Retiros de espiritualidade, confraternizações e passeios para as Fraternidades Cristãs e Ministérios, juntos ou separadamente.

 

- Realizar bons eventos locais como o Reavivamento no Espírito Santo, Festejos de São Paulo e Kairós. Para tanto, sempre com discernimento, fazer planejamento estratégico para a realização dos mesmos.

 

- Encaminhar todos os discípulos para os eventos gerais do DJC.

 

- Realizar RES Local na Páscoa, e RESs dos Discipulados Específicos no segundo semestre.

 

- Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha da Fraternidade 2013, iniciar o Discipulado de Jovens (encontros de evangelização voltados para os jovens) e com o tempo, ministrar um RES para Jovens e dai formar as Fraternidades Cristãs de Jovens, com média de 12 jovens por Fraternidade. Quando existirem as Fraternidades de Jovens, o Discipulado de Jovens fica sendo quinzenal ou mensal e estas, semanais, porém sempre no mesmo horário, para facilitar a articulação. Esquema: Quando houver Discipulado de Jovens as Fraternidades de Jovens não se encontrarão separadamente... Então, além do encontro Discipulado de Jovens, com as Fraternidades de Jovens nascerá o orgão Discipulado de Jovens do DJC Antonio Bezerra propriamente dito. De início, o nome Discipulado de Jovens se refere ao próprio nome do encontro, pois discipulado significa discipular, evangelizar, catequisar, ajudar a pessoa a ser semelhante a Jesus Cristo. Discipulado de Jovens é então formar jovens, evangelizar jovens e depois organizá-los em Fraternidades menores. Com o tempo, os jovens discípulos vão também pescar e formar outros jovens discípulos e assim por diante, pois a dinâmica da evangelização não pode parar. De início, pedir ajuda dos Apostolados Locais e da Conselheira Geral dos Jovens. Depois surgirão os Discípulos Servidores do Discipulado de Jovens.

 

- Anotar todas informações importantes da Caminhda do DJC Antonio Bezerra (dos seus órgãos, DCAs, Discípulos Servidores e eventos) no Livro de Acompanhamento do Organismo DJC Antonio Bezerra. Inclusive reservar linhas para assinaturas de presença nas reuniões importantes, tais como da sub-Fraternidade de Aliança e do Corpo de Apostolado Local.

 

- Zelar pela sede do DJC Antonio Bezerra: Construção, reforma e manutenção permamente. Favorecer que a mesma seja local de oração, evangelização e de convívio fraterno dos discípulos, bem como de administração do DJC Local, arquivo de documentos importantes e lugar apropriado para guarda dos bens materiais. Nossa casa deve ser um prolongamento da nossa Identidade!

 

- Cultivar de modo permanente um ambiente saudável para o crescimento de discípulos, cheio de unção, virtudes e beleza. Criar condições para que todos se respeitem e se amem, inclusive cada discípulo visivelmente reconhecendo e tratando o outro como irmão e companheiro de vida e missão.

 

- Por fim, no decorrer da caminhada, favorecer que todo DJC Local gire em torno do Siloé semanal e se articule em várias Fraternidades Cristãs de Jovens, de Adultos e de Casais (semanais) e Ministérios (quinzenais), sempre observando nossos Estatutos, usando amplamente as Publicações do Discipulado e efetivando o MEAD.

 

4 - Ministerialidade:

Considerando a Estrutura Básica do nosso DJC:

 

4.1 - Ministério Geral de Acompanhamento: Pe. Marcos Oliveira

 

4.2 - Assistências Gerais

- Assistência Geral do Reavivamento:

- Assistência Geral do Desenvolvimento Integral:

- Assistência Geral das Vocações:

 

4.3 - Específicos Gerais

- Apostolado Geral da Bênção: Leila e Ercílio

- Apostolado Geral das Artes: Sheila

- Apostolado Geral da Infraestrutura: Socorro e Rizete

- Discipulado Geral dos Jovens: Edilma e Eduardo

- Discipulado Geral dos Adultos: Renata e Otinha

- Discipulado Geral dos Casais: Derim e Evanda, Neto e Zuleide

 

4.4 - DJC Local Antonio Bezerra

- Ministério Local de Acompanhamento: Pe. Marcos Oliveira (Acompanhante Local)

- Apostolado Local da Bênção: Reijane(responsável em exercício)

. Ministério Local de Liturgia: Reijane (coordenadora), Antonio José, Graça Melo, Conceição,

. Ministério Local de Devoção Mariana: Socorro Carneiro(coordenadora), Geraldo, Almada, Leila,

. Ministério Local de Oração: 

. Ministério Local de Intercessão: Socorro Almeida (coordenadora), Graça Rodrigues, Terezinha,

. Demais Discípulos Servidores Locais da Bênção:

 

- Apostolado Local das Artes: Sheila(articuladora) 

. Ministério Local de Música: Victor, Paula, Daniel, Vinicius, Josiane

. Demais Discípulos Servidores Locais das Artes: Quem são os estagiários?
 

 

- Apostolado Local da Infraestrutura: Eudenha (Articuladora)

. Ministério Local de Lanchonete: Herculano (coordenadora)  

. Ministério Local de Tesouraria: Eudenha (coordenadora)

. Ministério Local de Secretaria: Renata(coordenadora)

. Ministério Local de Loja: Eudenha (coordenadora)

. Ministério Local de Acolhimento: Fábio (coordenador)

. Demais Discípulos Servidores Locais da Infraestrutura:

 

- Discipulado Local de Jovens: Pe. Marcos Oliveira, Felipe, Flaviano e Estagiários:

 

- Discipulado Local de Adultos: Alvinha (responsável em exercício)

. Fraternidade Cristã de Adultos 1:

. Demais Discípulos Servidores Locais dos Adultos:

 

- Discipulado Local de Casais: Gilson e Albana(responsáveis em exercício), Cézar e Lúcia(vice-articuladores)

. Fraternidade Cristã de Casais 1: Gilson e Albana(coordenadores)

. Fraternidade Cristã de Casais 2: Cézar e Lúcia (coordenadores), Paulo

. Demais Discípulos Servidores Locais dos Casais: Francisco, Antonia, Paulo

 

 

5) Agenda 2013

Observação: as datas nao podem ficar sendo alteradas.

Reuniões ordinárias das segundas-feiras:

- Primeiras segundas: Conselho Geral, 19h, na Fraternidade de Aliança

- Segundas segundas: Encontro de Aliança, 19h. Na Fraternidade de Aliança.

- Terceiras segundas: Corpo de Apostolado Geral,19h, nas Sedes dos Organismos. Ordem de prioridade para participação: DJC Local, Específico Geral e Missão

- Quartas segundas: Encontro de Aliança, por sub-fraternidades de aliança, nas Sedes dos Organismos do DJC. Ordem de prioridade para participação: DJC Local, Específico Geral e Missão.

- Quintas segundas: livres

- Acompanhamento Personalizado: mensalmente, tendo por referencia nossos Estatutos, a Agenda da Caminhada Diuscipular e as Disciplinas Comuns e Pessoais. Pe. Marcos acompanha os Articuladores. Estes os Coordenadores. Estes os demais Discípulos Servidores. E estes, por fim, os outros Discípulos em geral. Fazer tabela e fazer Anotações na Ficha de Acompanhamento do Organismo.

 

Datas ordinárias do DJC Local:

- Siloé, toda terça-feira, às 19h

- Apostolado da Bênção, todas segundas e quartas quartas-feiras, 19:30h

- Apostolado das Artes, segundas e quartas quintas-feiras, 19:30h. 

- Apostolado da Infraestrutura, todas segundas e quartas quintas-feiras, 19:30h

- Fraternidade Cristã de Casais 1, todas primeiras, segundas e quintas quinta-feiras, às 19:30h

- Discipulado de Casais, todas segundas e quartas quintas-feiras, as 19:30h

- Fraternidade Cristã de Infantes (0 a 6 anos), sábados aleatórios, 17h,

- Fraternidade Cristã de Crianças (7 a 12 anos), primeiros, terceiros e quintos sábados, 17h 

- Fraternidade Cristã de Adolescentes e Jovens (de 13 a 17 anos e de 18 a 25 anos), primeiros, terceiros e quintos sábados, 17h

- Discipulado de Jovens (incluindo infantes, crianças e adolescentes), todos segundos e quarto sábados, 17h

- Fraternidade Cristã de Adultos 1, primeiras, terceiras e quintas quartas-feiras, 19h

- Discipulado de Adultos, segundas e  quartas quartas-feiras, 19h

- Santa Missa, de segunda a sábado, 06h

- Adoração ao Santíssimo, toda sexta-feira, 07h às 18:30h

- Terço Mariano, diariamente, 18h

 

Janeiro

1 a 30 – Vistoria das Agendas e Disciplinas Comuns e Pessoais dos DCAs e Vocacionados

25 a 27 – Retiro dos DCAs ao Compromisso de Aliança

27 – Celebração da Aliança

 

Fevereiro

10 a 12 – Graça e Paz, na Sede do DJC Fortaleza. 

 

Março/Abril/Maio (Quaresma/Páscoa):

Reavivamento Local, no horário do Siloé

 

Março

Distribuição do Irmanador Discipulado 35

 

Abril:

20 e 21 – Encontro de Formação e Espiritualidade do Apostolado Geral da Bênção, 08h às 16:30h, na Fraternidade de Aliança

 

Maio

19 e 20 – Encontro de Espiritualidade do Corpo de Apostolado Local, na Fraternidade de Aliança

25 e 26 - Encontro de Espiritualidade do Discipulado Geral de Jovens, na Fraternidade de Aliança

 

Junho

Distribuição do Irmanador Discipulado 36

Festejos Paulinos

 

Julho

28 – Confraternização dos Discípulos de Jesus, na Fraternidade de Aliança

 

Agosto

17 e 18 –  Encontro de Espiritualidade e  Formação do Apostolado Geral das Artes, na Casa da Fraternidade de Aliança, das  8hs as 16hs.

 

Agosto a Outubro

– Reavivamentos Específicos Locais

 

Setembro

Distribuição do Irmanador Discipulado 37

 

Outubro/Novembro/Dezembro

Kairós

 

Outubro

Distribuição da Agenda da Caminhada Discipular 2014

 

Dezembro

Distribuição do Irmanador Discipulado 38

 

xxx

 

Horários da Sede do DJC Antonio Bezerra

 

Domingo

Silencio, 05h as 07h

Dias de espiritualidade (a marcar)

Terço, 18h

Lanchonete, 17h às 22h

Silencio, 22h

 

Segunda-feira

Silencio, 05h as 07h

Santa Missa, 06h

Terço, 18h

Reuniões gerais, 19h

Silencio, 22h

 

Terça-feira

Silencio, 05h as 07h

Santa Missa, 06h

Lanchonete, 17h às 22h

Loja das Publicações do Discipulado, 15h as 22h

Terço, 18h

Missa do Siloé, 19h

Silencio, 22h

 

Quarta-feira

Silencio, 05h as 07h

Santa Missa, 06h

Terço, 18h

Apostolado da Bênção, 19h

Silencio, 22h

 

Quinta-feira

Silencio, 05h as 07h

Santa Missa, 06h

Terço, 18h

Discipulado de Casais, 19:30h

Silencio, 22h

 

Sexta-feira

Silencio, 05h as 07h

Adoração ao Santíssimo Sacramento, 07h as 18:30h

Santa Missa, 06h

Lanchonete, 17h às 22hTerço, 18h

Apostolado das Artes, 19h

Silencio, 22h

 

Sábado

Silencio, 05h as 07h

Santa Missa, 06h

Dias de Formação (a marcar)

Terço, 18h

Lanchonete, 17h às 22h

Discipulado de Jovens, 17h

Silencio, 22h

 

Importante:

Dependendo dos eventos extraordinários ou novas atividades, esse horário poderá sofrer pequenas alterações.

Todos que se encontrarem na Sede nos horários de oração previstos nesta escala como horários comunitários deverão participar.

Todo dia, a partir das 05h às 07h, a Sede deverá ser envolvida por um grande silêncio de oração, o silêncio de Maria.

Quando alguém estiver rezando no Tabernáculo, pede-se o favor de ninguém ir conversar com esta pessoa, mesmo que seja para dar um recado (salvo grandes emergências). De igual forma, evitar ficar conversando ao lado do referido do Tabernáculo.

 

xxx

 

Escalas

 

Todos somos co-responsáveis pela nossa Casa. Que ela seja sempre um lugar de acolhimento, oração, irmandade e evangelização. Deus nos plantou neste chão. Nossa parte é criar raiz e produzir frutos cem por um. Por isso, eis as escalas da limpeza e da vigilancia:

 

- Escala de Limpeza da Sede do DJC Antonio Bezerra

Permanente, cada Organismo Local é responsável por uma parte:

Discipulado de Casais, pátio do Siloé e palco

Apostolado da Infraestrutura, lanchonete, secretaria e banheiros

Apostolado da Benção, Tabernáculo

Apostolado das Artes, Sala de reuniões e quarto do som

Discipulado de Adultos, quarto da vigilancia

Discipulado de Jovens, sala de entrada, frente e lado da sede

 

- Escala de Vigilância da Sede do DJC Antonio Bezerra

Rodízio de DCAs e Vocacionados a partir do dia 11 de janeiro de 2013

Cezar, dia 11

Almada, dia 12

Socorro Carneiro, dia 13

Lúcia, dia 14

Herculano, dia 15

Renata, dia 16

Sheila, dia 17

Eudenha, dia 18

Fábio, dia 19

Flaviano, dia 20

Reijane, dia 21

Gilson, dia 22

Albana, dia 23

 

2o rodizio

Cezar, dia 24

Almada, dia 25

Socorro Carneiro, dia 26

Lúcia, dia 27

Herculano, dia 28

Renata, dia 29

Sheila, dia 30

Eudenha, dia 31

Fábio, dia 01 (de fevereiro)

Flaviano, dia 02

Reijane, dia 03

Gilson, dia 04

Albana, dia 05

 

3o Rodízio

Cézar, dia 06

E assim sucessivamente...


xxx


Tabela do Acompanhamento Personalizado dos Articuladores
Vou acompanhar os Articuladores nas terceiras e quartas segundas-feiras, a noite, nas mediações dos encontros da sub-Fraternidade de Aliança e do Corpo de Apostolado. 


xxx


“Apegue-se a disciplina, porque a disciplina é a sua vida!”

 

Mãos e coração a Obra!

 

Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Local

 

 

Atualizada 18 01 13 as 09:02