Páginas

Radio 2

DJC com cria-ação, proatividade...




CRI-AÇÃO, era esta a palavra que lia no Kantinho do Estudande do Wenicleiton (é assim que se escreve? kkkkkkkk) todas as vezes que ia estudar no Colégio das Irmãs, lá em Pacoti.
Fazem uns 25 anos. Porém, nunca me esqueci dessa palavra CRI-AÇÃO. Pois logo em seguida estava o significado: criatividade e ação! E retinha aquilo no inconsciente como algo criativo e muito importante.

Nesses dias a Leila me disse que numa formação para professores, a palavra chave foi PROATIVIDADE. O profissional competente deve ser aquela pessoa que está atenta ao que deve ser feito sem precisar que alguém fique sempre dizendo ou lembrando.

Deve, inclusive, ser desembaraçado em meio as circunstâncias difíceis ou surpresas que aparecem em qualquer localidade.

O profissional proativo deve saber meditar a partir dos pressupostos dados pela instituição ou pela pessoa a quem deve obediência, e encaminhar o que deve ser encaminhado.

Graças a Deus, sempre tenho procurado orientar o irmãos do DJC para que, no decorrer da caminhada discipular, sejam capazes de criatividade e ação a serviço da evangelização, bem como também sejam capazes de proatividade, sempre considerando a nossa Identidade DJC legislada nos nossos Estatutos Civis.

Vou acompanhando os blogs, as informações, as atividades... Graças a Deus, o DJC está crescendo bastante em qualidade e quantidade. E ao mesmo tempo, sem perder o rumo da inspiração inicial fundante. O objetivo geral continua sendo o horizonte da nossa vida e missão.

Considerando que ainda não temos discípulos consagrados de aliança, considerando que o pessoal também evangeliza e trabalha para além das "quatro paredes" do DJC, tudo isso só é possível porque de um lado confiamos nos talentos dos discípulos, e ao mesmo tempo, temos procurado orientar sempre com encontros, reuniões e subsídios.


É claro, em tudo isso, nos ajuda bastante a devoção que temos ao Apóstolo Paulo. Ele foi tão criativo, proativo e ungido que a Igreja celebrou recentemente todo um ano para que sua figura voltasse à tona como grande exemplo de vida e missão para os cristãos do mundo de hoje. O DJC acertou em cheio quando escolheu o Apóstolo Paulo como patrono!

Força na caminhada discípulos de Jesus!

E como nunca poderemos confiar só na capacidade e métodos humanos, nunca esqueçam de sempre se reavivar na Graça do Espírito Santo. Ele é o mais importante. É ele quem nos concede criatividade, ação e proatividade.

Mãos e coração à obra!

Pe. Marcos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui